Motor do carro: pequeno resume

Motor do carro

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O motor do carro é o coração do veículo. É uma máquina complexa construída para converter o calor do gás ardente na força que gira as rodas da estrada.

A cadeia de reacções que permitam atingir esse objectivo é posta em movimento por uma faísca. Esta inflama uma mistura de vapores de gasolina e ar comprimido dentro de um cilindro momentaneamente selado e faz com que ele queime rapidamente. É por isso que a máquina é chamada de motor de combustão interna. À medida que a mistura queima, ela se expande, fornecendo energia para conduzir o carro.

O suportar sua carga de trabalho pesada, o motor deve ser uma estrutura robusta. Consiste em duas partes básicas: a secção mais baixa e mais pesada é o bloco de cilindro, um invólucro para as partes moventes principais do motor do carro. A tampa superior destacável é a cabeça do cilindro.

A cabeça do cilindro contém passagens controladas por válvulas. Deste modo, através de umas a mistura de ar e combustível entra nos cilindros e outras através das quais os gases produzidos pela sua combustão são expelidos.

O bloco abriga a cambota, que converte o movimento alternativo dos pistões em movimento giratório na cambota. Muitas vezes o bloco também abriga o eixo de cames, que opera mecanismos que abrem e fecham as válvulas na cabeça do cilindro. Às vezes, o eixo de comando está na cabeça ou montado acima dele.

motor do carro

Layouts diferentes do motor do carro

O tipo mais simples e mais comum de motor do carro compreende quatro cilindros verticais juntos em fila. Assim sendo, isso é conhecido como um motor em linha. Os carros com capacidade superior a 2.000cc têm frequentemente seis cilindros na linha.

O motor V mais compacto é montado em alguns carros, especialmente veículos com oito ou 12 cilindros. Assim como também alguns com seis cilindros. Aqui os cilindros estão dispostos opostos um ao outro num ângulo de até 90 graus.

Alguns motores têm cilindros horizontalmente opostos. São uma extensão do V-motor, o ângulo tendo sido alargado a 180 graus. As vantagens reside na poupança de altura e também em certos aspectos do equilíbrio.

Os cilindros nos quais os pistões funcionam são lançados no bloco, assim como os acessórios para equipamentos auxiliares, como um filtro para o óleo que lubrifica o motor e uma bomba para o combustível. Um reservatório de óleo, chamado de cárter, é aparafusado em baixo do cárter.

O bloco e a cabeça são feitos geralmente do ferro de molde. Mas às vezes o alumínio é escolhido para a cabeça, porque é mais leve e dissipa o calor de forma mais eficiente. Se está ter problemas com o motor do carro, não duvide em consultar este site.