Escolha o tipo de mota que se encaixa a sua personalidade

tipo de mota

Tipo de mota perfeito para si

Há uma variedade de tipos de motocicletas no mercado, dependendo do seu gosto, estilo e experiência de condução vai escolher uma ou outra, vamos olhar para as opções:

  • Desportivas

As mais apaixonantes, para aqueles com um espírito de corrida e que não se importa de sacrificar o conforto pelos benefícios. Estas são um pouco difíceis de conduzir no tráfego urbano, são rápidas em curvas e desconfortável para viajar.

  • Naked

Motas sem carenagem que cada vez mais são mais desportivas. Equilíbrio entre desempenho, preço (há excepções), dirigibilidade e conforto. Não têm protecção aerodinâmica pelo que  não são recomendados para viagens. Caso contrário, estas são muito versáteis e uma boa escolha para começar.

  • Trail

Motas mistas para estradas e campo, embora a maioria tenham pneus para asfalto que não permitem facilmente entrar numa pista de terra. Estas são muito confortáveis, boas para viagens (facilidade para levar malas), fáceis de conduzir, divertidas na cidade e menos lentas do que podem parecer em curvas. Outra boa escolha como primeira mota.

  • Sport-turismo

Motas com painel de corpo (cúpula superior e capuz) ou carenagem completa que procuram o equilíbrio entre o conforto, viagens e serviços nas secções de curvas. Há algumas com guidão alto ou semi-guidão. Boa escolha para um pouco de tudo.

  • Turismo

Motas grandes com carenagens e cúpulas volumosas, muito equipamento, motores grandes e costumam ter mala. Estas são para viagens, para pouco mais e não são recomendadas como primeira mota, porque são muito pesadas e caras.

  • Custom

Para os amantes da cromagem, dentro do costume existem muitas subcategorias. As raparigas gostam pelo assento mais baixo, mas são difíceis de manobrar, ineficazes em secções de curvas e poucos benefícios. São motas para passear a um ritmo tranquilo e não apanhar muito trânsito caótico.

  • Supermotard

Motas derivada do campo com pneus de estrada e suspensões. As primeiras eram artesanais e agora se vendem directamente como bem e inclusive há subcategorias. Recomendáveis de baixa capacidade, porque são leves e fáceis de conduzir. Não vale a pena para viajar e o seu ambiente natural real são os trechos de curvas, quanto mais apertado melhor. Podem ser uma opção como uma primeira mota.

  • Scooters

Há muitas categorias subcategorias, por tamanho (pequeno, médio e GT) e pelo seu carácter, mais ou menos desportivo. Dependendo do seu gosto você pode encontrar uma facilmente. Estas são baratas (as grandes não muito), muito fáceis de dirigir por alças de transmissão e dos travões automáticos têm alta capacidade de carga e muito práticas. Altamente recomendadas se for o que está à procura.